O presidente do IAPMEI disse há dias que os business angels são fundamentais para as start-ups, defendendo o apoio à atividade deles. Contudo, em Portugal são ainda praticamente inexistentes as empresas de deteção de negócios emergentes e algumas iniciativas da banca neste domínio não passam de aproveitamentos da designação, uma vez que arriscam somente em negócios já firmados e lucrativos.
Sendo que os tempos de crise oferecem as melhores oportunidades para o investimento, como explicar que haja tão pouca atividade de seed capital e venture capital a amparar o empreendedorismo português?
(pergunta de Paulo Querido para o Uma Pergunta Por Dia)
A SeedCapital, empresa de investimento recentemente criada, investiu no primeiro semestre deste ano em três startups portuguesas que actuam na área das novas tecnologias.
“A melhor altura para investir é em altura de crise. É nesses momentos que existem mais oportunidades e menos concorrência. A SeedCapital foi criada com o objectivo de investir nos projectos das pessoas que têm a coragem de se auto-desempregar.”, refere Mário Valente, fundador da empresa de gestão de investimentos Maverick e da empresa de investimento SeedCapital.
Criada por um grupo de business angels portugueses, a SeedCapital vem resolver dois problemas dos empreendedores portugueses: a falta de capital semente que apoie projectos embrionários e a falta de conhecimentos na condução e gestão desses projectos.
A SeedCapital investe nas indústrias de Tecnologia, Media e Telecomunicações, principalmente em projectos de âmbito tecnológico baseados na web.
Os três primeiros investimentos foram feitos em três empresas portuguesas: a Tarpipe, a Sysactum e a Quirkafleeg.
A Tarpipe desenvolveu um sistema e um serviço que ajuda as pessoas e as empresas a garantir a sua presença nas múltiplas redes sociais e a monitorizar nessas mesmas redes as referências ao seu nome, à sua empresa ou à sua marca.
A Sysactum desenvolveu uma aplicação para clínicas veterinárias que permite a gestão das mesmas de forma simples e em formato web, permitindo o acesso à aplicação a partir de qualquer ponto onde haja um computador ou um telemóvel.
A Quirkafleeg licenciou a propriedade intelectual do jogo Deus Ex Machina, uma referência nos jogos do ZX Spectrum, e pretende criar uma nova versão dirigida às consolas PS3 e XBox.
De acordo com Mário Valente, estes foram apenas os três primeiros investimentos. “A SeedCapital pretende investir em 2 ou 3 empresas por semestre durante os próximos 3 anos, totalizando um investimento de cerca de 1 milhão de euros em cerca de 20 empresas. Já no inicio de Julho realiza-se o próximo workshop Kickstart, onde serão selecionados os próximos investimentos”.
###
Para mais informações:
Mário Valente, Maverick/SeedCapital
mvalente@maverick.pt
mvalente@seedcapital.pt