A SeedCapital, empresa de investimento recentemente criada, investiu no primeiro semestre deste ano em três startups portuguesas que actuam na área das novas tecnologias.

“A melhor altura para investir é em altura de crise. É nesses momentos que existem mais oportunidades e menos concorrência. A SeedCapital foi criada com o objectivo de investir nos projectos das pessoas que têm a coragem de se auto-desempregar.”, refere Mário Valente, fundador da empresa de gestão de investimentos Maverick e da empresa de investimento SeedCapital.

Criada por um grupo de business angels portugueses, a SeedCapital vem resolver dois problemas dos empreendedores portugueses: a falta de capital semente que apoie projectos embrionários e a falta de conhecimentos na condução e gestão desses projectos.

A SeedCapital investe nas indústrias de Tecnologia, Media e Telecomunicações, principalmente em projectos de âmbito tecnológico baseados na web.

Os três primeiros investimentos foram feitos em três empresas portuguesas: a Tarpipe, a Sysactum e a Quirkafleeg.

A Tarpipe desenvolveu um sistema e um serviço que ajuda as pessoas e as empresas a garantir a sua presença nas múltiplas redes sociais e a monitorizar nessas mesmas redes as referências ao seu nome, à sua empresa ou à sua marca.

A Sysactum desenvolveu uma aplicação para clínicas veterinárias que permite a gestão das mesmas de forma simples e em formato web, permitindo o acesso à aplicação a partir de qualquer ponto onde haja um computador ou um telemóvel.

A Quirkafleeg licenciou a propriedade intelectual do jogo Deus Ex Machina, uma referência nos jogos do ZX Spectrum, e pretende criar uma nova versão dirigida às consolas PS3 e XBox.

De acordo com Mário Valente, estes foram apenas os três primeiros investimentos. “A SeedCapital pretende investir em 2 ou 3 empresas por semestre durante os próximos 3 anos, totalizando um investimento de cerca de 1 milhão de euros em cerca de 20 empresas. Já no inicio de Julho realiza-se o próximo workshop Kickstart, onde serão selecionados os próximos investimentos”.

###

Para mais informações:

http://seedcapital.pt/

http://tarpipe.com/

http://sysactum.pt/

http://quirkafleeg.pt/

Mário Valente, Maverick/SeedCapital

mvalente@maverick.pt

mvalente@seedcapital.pt

Comments

Comments are closed.